Notícias
POLUIÇÃO SONORA: CUIDE BEM DOS SEUS OUVIDOS!
Você já notou que nossos ouvidos trabalham até quando estamos dormindo? A constante evolução tecnológica e o desenvolvimento dos grandes centros urbanos vêm alterando consideravelmente o estilo de vida da população. Atualmente, nossos ouvidos são estimulados constantemente, e raros são os momentos de descanso (silencio total) que concedemos a eles.
O mundo atual nos conduz a condição de estarmos “on-line” a todo momento, e a consequência disso é uma exposição excessiva aos níveis sonoros mais intensos, o que consequentemente pode acarretar em um risco a saúde auditiva. Você está atento a esse fato? Você usa fones de ouvido com frequência? Qual o nível do volume da música no carro? Realiza ligações telefônicas constantemente? Seus familiares reclamam do alto volume da TV? Cuidado, pois o excesso de estimulo aos nossos ouvidos pode ser nocivo!
As estatísticas servem de alerta para a necessidade da realização de exames de rotina na audição, pois no último Censo (2010) realizado pelo IBGE foi constatado que 6,1% da população paraibana tem alguma deficiência auditiva, isso representa mais de 240.000 habitantes.
Um dos fatos mais relevantes é que a perda auditiva é irreversível, e com isso quanto menor for o período entre detectar o problema auditivo e iniciar o tratamento, maior são as chances de estabilizá-la, pois, o tempo tende a agravar a dificuldade de discriminar os sons, caso não seja tratada da maneira correta. Vale salientar que, a perda auditiva influencia diretamente na qualidade de vida e no cotidiano das pessoas (deficientes, familiares e amigos) e pode interferir na saúde como um todo, pois não é incomum o quadro de depressão e estresse entre os envolvidos.
Para os leitores mais resistentes e que ainda não se convenceram que a saúde auditiva tem uma relação intima com o estilo de vida, segue um alerta: Em uma avenida movimentada se atinge um valor médio de 85 dB (decibéis) – limite de exposição a um som; mas poderíamos passar até 8h sem que viéssemos a prejudicar nossa audição, porém um aparelho MP3 pode atingir 120 dB e por isso é comum ultrapassarmos os níveis recomendados de estimulação do sistema auditivo.
A PREVENÇÃO é o grande trunfo na batalha para manter uma audição saudável, mesmo diante de uma constante exposição a elevados níveis de ruído. A utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual é fundamental em atividades que possam acarretar riscos à audição, como também os intervalos para um repouso sonoro são essenciais quando se tem uma constante exposição.
Autor(a): Greta Carvalho
Fonoaudióloga responsável técnica da Auditon na Paraíba.